Quem sou eu

Minha foto
Eu estou Elisabete. Tenho 61 anos.Sou estudante do 7º semestre de Pedagogia da Uneb, Campus I.

A CASA ONDE NASCI E A SUA HISTÓRIA


Ao palmilhar pela história da Rua Maciel de Cima, no Pelourinho para situar a casa onde nasci tive a grata surpresa de descobrir que a mesma é sede de um dos movimentos mais ativos em promoção e defesa da preservação da cultura afro-brasileira, que é a Fundação Cultural Palmares.

A Fundação Cultural Palmares tem como meta prioritária a igualdade racial e a valorização das manifestações de matriz africana, ela formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País. Essa instituição foi fundada de 22 de agosto de 1988, instituída pela Lei nº 7.668, e é um dos vieses do Ministério da Cultura.

Aqui em Salvador a FCP foi fundada em 2001, teve sua sede inicial da Casa dos Sete Candeeiros (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Em novembro de 2004, o escritório foi transferido para o Solar Berquó, também do IPHAN, na Barroquinha, e desde outubro de 2007 está localizada em um prédio do Centro Histórico de Salvador, na Rua Maciel de Cima, em frente a ladeira do cine Pax, bem próximo da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.  O atual Diretor da FCP é Eloi Ferreira de Araujo. 
Mas para realizar todo esse trabalho de pesquisa eu não poderia esquecer de agradecer a minha filha Andréa, que me acompanhou nessa jornada e ao meu lado foi o suporte que eu precisava para enfrentar mais uma etapa da minha vida, aí está ela, uma presença constante nessa minha caminhada.

  Entrada da casa onde eu nasci